notícias

Reuni Experience incentiva o empreendedorismo acadêmico na graduação

Alunos do IFSC - Câmpus Lages terão três dias para montar ideia inovadora, elaborar plano de negócio e apresentar proposta para avaliadores do mercado de trabalho

Você já pensou em criar uma ideia de negócio, construir um modelo de atividade e apresentar a oportunidade para uma banca de avaliadores com experiência no mercado - tudo isso em menos de 36 horas?

Essa é a proposta do REUNI Experience, imersão colaborativa que tem objetivo de resgatar e promover o empreendedorismo universitário de forma abrangente, utilizando o ambiente estudantil como ponte e estrutura para o desenvolvimento e fomento de potenciais ideias e/ou projetos oriundos da academia, sejam estes diretamente das ações curriculares, de sala de aula ou do envolvimento com a comunidade externa a qual ela está inserida.

A quinta edição do REUNI Experience ocorre entre os dias 17 e 19 de maio, no Órion Parque Tecnológico, e reunirá os estudantes dos cursos de Ciência da Computação, Processos Químicos e Engenharia Mecânica do IFSC – Câmpus Lages. São esperados mais de 100 alunos para elaboração de projetos em três áreas estratégicas:

• Economia Criativa;

• Inovação Urbana e Rural para a Região Serrana;

• Novos negócios.

Em paralelo com as atividades de ideação e construção do modelo de negócio acontece o Reuni Game, uma gincana com o intuito de estimular o espirito de equipe e a criatividade dos participantes. Ao final do evento acontece duas premiações: uma para o melhor projeto e outra para a equipe ganhadora do Reuni Game. Tudo isso com a finalidade de simular o cenário de um empreendedor no dia-a-dia da execução do seu projeto.

Na imersão do Reuni Experience os alunos recebem treinamentos para tirar suas ideias do papel e tem a oportunidade de “pôr a mão na massa” durante o processo, recebendo mentorias de professores, consultores, e empreendedores da comunidade. As empresas residentes do Órion Parque terão um papel central nessa dinâmica.

Desde 2016, o Reuni Experience já envolveu mais de 300 pessoas da academia. Ao todo cinquenta projetos já foram apresentados para a comunidade. A expectativa para essa edição é que cerca de 25 projetos sejam apresentados aos avaliadores.

Na tarde de sábado (19/05), será a oportunidade de recompensar as ideias desenvolvidas pelos estudantes. Para isso, o Órion Parque Tecnológico convida professores, empreendedores e profissionais com experiência de mercado para avaliar os projetos desenvolvidos pelos alunos. A avaliação será feita de forma independente e anônima, através do site do projeto Reuni (portal.projetoreuni.com.br).

Ideia vinda do Reuni foi premiada com recurso do Sinapse

Ser criativo é a chave para ter boas ideias, mas tocar para frente as propostas elaboradas no REUNI Experience é um desafio que os estudantes-empreendedores precisam enfrentar com sabedoria. A continuidade, o melhoramento e a articulação em equipe são chaves para um bom resultado. Prova disso é o projeto Reconsidere, elaborado na edição de 2015 do REUNI Experience, na Uniplac.

O negócio idealizado sugere a gestão sustentável de resíduos sólidos pela reengenharia do processo de reciclagem, adicionando consultoria e prestação de contas com um inovador modelo de coleta, trazendo benefícios aos envolvidos: cidadãos, empresas, indústrias e municípios. A proposta é o desenvolvimento de aplicativo móvel que forneça o agendamento de coletas em domicilio e empresas sem a necessidade de contato pessoal, com a garantia de que o material sempre será coletado. A logística de transporte é baseada em análise de dados e a coleta dos resíduos será realizada sob demanda.

Raul Capistrano, egresso de Sistemas de Informação da Uniplac e idealizador da iniciativa, participou de três REUNIs e diz que o projeto ajudou muito a desenvolver a ideia que tinha. “O REUNI me estimulou a empreender, seja com a assessoria prestada pela equipe, no projeto que fiz, seja na competitividade. O projeto estimula muito o trabalho em grupo, e com isso só crescemos. O processo de criação da ideia é muito interessante”, disse.  

Premiado na sexta edição catarinense do Sinapse da Inovação - programa de incentivo ao empreendedorismo inovador que oferece recursos financeiros, capacitações e suporte para transformar ideias inovadoras em empreendimentos de sucesso -, o Reconsidere receberá R$ 60 mil da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), ao logo de um ano, para tirar a ideia do papel.

Além do Reconsidere, outras nove das 11 ideias da região serrana, vencedoras do Sinapse, serão residentes do Órion Parque Tecnológico, recebendo mentorias e assessorias dos parceiros do nosso ecossistema de inovação.

Na quinta-feira (17/05), os painéis e capacitações para os estudantes são abertos ao público. Participe! 

O Reuni Experience IFSC – Câmpus Lages 2018 tem patrocínio ouro de Inovadora Sistemas e NDD.

Confira a programação

Quinta-feira (17/05)

09h30 - Boas Vindas

09h40 - Demandas da Indústria - Guilherme Letti (Escritório de Projetos FIESC)

10h40 - Demandas do Município – Gil Pletsch (Prefeitura de Lages)

13h30 - Empreendedorismo Jovem - Thiago Mazuhy Andrade  (Coordenador Acil Jovem)

14h00 - Painel  Empreendedorismo – Empresas residentes do Órion Parque (Melhore, Pittfall, Platon, Salvo, Scienco, Softecsul, Sul Florestas, Reconsidere, Elo Gestão, Ilergic)

15h00 - Economia Criativa - Pedro Ceron

15h30 - Lean Startup - Hemerson Schenato

16h30 - Economia Criativa - Pedro Ceron  

17h15 - Lean Startup - Hemerson Schenato

19h00 - Abertura Oficial

19h15 - Como funciona o Reuni Experience - Claiton Camargo de Souza

19h45 - Oficina SWOT - CANVAS - PITCH - Athos Branco

20h30 - Definição dos times

20h45 - Início da Ideação

22h00 - Encerramento

Sexta-feira (18/05)

09h00 - Ideação e Montagem do Modelo de Negócios

14h00 - Estruturação do Modelo de Negócio

19h00 - Elaboração do Pitch

Sábado (19/05)

09h00 - Início das Apresentações dos Pitch's

14h00 - Continuação das apresentações

16h00 - Premiação e Encerramento