notícias

Órion Parque é ponto de coleta da ação Tampet´s

Iniciativa, que se insere no ÓrionConnect, é também um projeto de Inovação Social

Sempre próximo da comunidade, o Órion Parque Tecnológico agora é um ponto de coleta da iniciativa Tampet’s Lages, da Associação Lageana de Proteção aos Animais (ALPA). O projeto consiste na coleta de tampinhas plásticas (de garrafas pet, produtos de limpeza, alimentos, etc) de produtos que usamos no dia-a-dia.

A ideia de implantar pontos de coleta em estabelecimentos e entidades que apoiam o projeto, onde é possível colaborar doando tampinhas que serão recolhidas pelos voluntários e posteriormente recicladas, começou no início de 2018 pela entidade. Todo dinheiro arrecadado é revertido para a castração de animais de rua, posteriormente disponíveis para adoção. A ação é a chamada castração social.

Atualmente são 126 pontos de arrecadação de tampinhas espalhadas por Lages e região. Desde o início de janeiro de 2018, três toneladas e meia de tampinhas (3.500 kg) foram recolhidas e revendidas – valor que resultou em mais de 20 castrações em animais.

A ação de coleta das tampinhas, para o Órion, se insere na chamada Inovação Social, conceito que pode ser definido como as novas estratégias, conceitos e organizações que atendam necessidades sociais de todos tipos – das condições de trabalho e educação até desenvolvimento de comunidades e saúde pública.

“Um dos princípios do Parque Tecnológico é a relação com a comunidade. Nós temos uma responsabilidade nisso.  O Órion está estruturado numa quadrúplice hélice, abrangendo universidades, indústrias, instituições governamentais e a sociedade civil. Assim, a gente começa a abraçar essas questões de inovação social porque o mundo entende que esses hábitats de inovação dependem de governos, do conhecimento das instituições e dessa integração total dentro da sociedade e das comunidades”, lembrou Claiton Camargo, diretor-executivo do Parque.

ÓrionConnect será o referencial de Inovação Social na região

Com algumas ações já desenvolvidas nos anos anteriores, o programa ÓrionConnect terá uma série de atividades iniciadas ainda no ano de 2018. O Tampet´s é uma delas.

 “Nós do Órion sempre estamos pensando em como impactar positivamente nosso ambiente, estar atuando com tecnologia e inovação, empreendedorismo, liderança e também sustentabilidade. Nos preocupamos e observamos o que está acontecendo em nossa volta.  Nessas observações, conhecemos o Tampet´s, da ALPA”, comentou Pedro Ceron, coordenador do ÓrionConnect.

A ideia do Connect, como o nome diz, é ser um movimento que aproxima e engaja, de forma compartilhada, boas experiências e práticas na sociedade. “Chamamos todo este movimento de ÓrionConnect, conectar pontos e pessoas para impactar positivamente. O Tampet´s é só um primeiro passo de uma caminhada em direção ao desenvolvimento sustentável e impacto positivo em nossa cidade. Nós podemos fazer muito mais conectados”, sugeriu.

Quem tiver alguma demanda, interesse, vontade de participar ou criar algum movimento, seja de recolhimento de lixo eletrônico, projeto sustentável ou movimento social, o Órion Parque pode lhe ajudar. Para mais informações, acesse: http://www.orionparque.com/orionconnect